Feijão é bom de todo jeito e de todas as cores. Esta receita é super simples de fazer e garanto que vai virar um clássico na sua casa nos dias frios.
Ingredientes:
250g de feijão branco
2 cenouras picadas em cubos
1 linguiça calabresa grande sem pele cortada em três partes
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de coentro fresco picado
Cebolinha picada a gosto
2 folhas de louro
½ pimenta dedo de moça sem as sementes
2 litros de água
Eu costumo retirar a pele do feijão branco quando quero fazer esse creme, a receita fica muito mais leve. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale a pena.
Coloque o feijão de molho em agua fervente, espere uns 10 minutos e depois com as mãos faça um movimento como estivesse esmagando os feijões, isso vai fazer com que a pele solte do grão. Depois, com o auxilio de uma escumadeira ou um escorredor, retire as peles que vão estar visivelmente separadas dos grãos.
Agora, vamos à receita de fato.
Numa panela de pressão doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente a folha de louro e a calabresa, frite por um minuto e adicione os outros ingredientes, com exceção da cenoura, do coentro e da cebolinha.
Feche a panela e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo. Passado esse tempo desligue o fogo e espere perder a pressão. Abra a panela, retire a calabresa e reserve. Enquanto isso, volte a panela ao fogo. Acrescente a cenoura, o coentro e cozinhe por mais 10 minutos (dessa vez sem colocar na pressão).
Neste tempo pique a calabresa em cubos pequenos e volte ela para a panela. Passados os 10 minutos é hora da alegria, sirva o creme e finalize com a cebolinha picada.
Coma acompanhado de um arroz branco, queijo ralado, ou até mesmo puro, este creme não tem erro, e com um vinho tinto é uma combinação perfeita para o inverno.
Eu recomendo!