top of page
  • Foto do escritorJuliano Albano

O QUE É FOOD STYLING?


O que é food styling?

Food Styling ou Produção Culinária é a arte de trabalhar a comida para torná-la irresistível em fotografia ou vídeo. É entender as limitações de cada ingrediente e trabalhá-las para transformar uma comida, às vezes visualmente sem graça, em pratos de se comer com os olhos.

Pense assim, o food stylist é uma espécie de maquiador de alimentos que trabalha para revelar os seus melhores looks, e aí vender um sonho. Afinal de contas, nossos olhos também comem.

Cada tipo de alimento apresenta uma ou mais limitações quando se trata de produção para foto ou vídeo. As luzes, o tempo de exposição, a temperatura, o posicionamento do item a ser fotografado, a história que será contada, tudo influencia em como este deve ser preparado e como ele será utilizado.


Podemos considerar que cada job apresenta um desafio diferente e nem sempre as soluções estão prontas. Por isso a compreensão do que se quer transmitir, somado ao conhecimento das possibilidades das técnicas de food styling são tão importantes.

Food Styling
Produção Gastronômica

Em se tratando de Food Styling, é super comum as pessoas pensarem que a produção de todos os alimentos sempre demanda a utilização de produtos químicos e truques super mirabolantes, o que em muitos casos é verdade, mas também é possível utilizar apenas produtos comestíveis nas produções, tudo varia de acordo com o objetivo do trabalho. Aliás, em alguns casos é possível que algum ator tenha que comer o prato, logo, a produção do alimento tem que ser completamente comestível (talvez ela não esteja tão gostosa, mas com certeza tem que estar linda).




maquiagem para alimentos
Food styling




Nesta produção por exemplo, o alimento foi trabalhado para ser o mais fiel possível do modelo real, apenas utilizamos de técnicas de posicionamento correto de cada insumo para salientar camadas e garantir que cada coisa ficasse em seu devido lugar e fizemos acabamentos como pintura e brilho para conotar frescor e suculência.








E aí o que temos são estas imagens maravilhosas que despertam a fome de qualquer um! Sucesso né?

Food styling | Atenção em cada detalhe

Food Styling: Juliano Albano

Auxílio: Bruna Totta

Produção Gatronômica e Food Styling para O Paulistinha Delivery



930 visualizações0 comentário
bottom of page