• Juliano Albano

ACERTE NAS COMPOSIÇÕES PARA FOTOS DE ALIMENTOS COM A REGRA DOS NÚMEROS ÍMPARES

Quando o assunto é fotografia de alimentos, o Food Styling TEM que estar presente para garantir que os alimentos e bebidas sejam preparados de forma que despertem o apetite, o famoso apetite appeal. Porém, não é só de comida apetitosa que uma foto gastronômica é constituída*, a composição, ou seja, a disposição dos itens em cena também é fundamental para contar a história e facilitar a assimilação da história que se quer contar. Além, é claro, do fator estético, afinal, todos queremos uma imagem bonita e agradável aos olhos.

*a menos que estejamos fotografando still, em fundo infinito.

E eu aposto que você já deve ter quebrado a cabeça compondo uma cena com comida e/ou bebida para fotografar, mas sentia que algo ali não encaixava. Está tudo bonito, coerente, mas parece que falta alguma coisa para fechar a composição com chave de ouro.

Pois é, eu já passei por isso, e tem uma forma muito simples de obter mais harmonia na composição, usando a Regra dos Números Ímpares. Eu até desenvolvi uma mania quando estou montando um prato, ou compondo uma cena, de sempre contar os elementos para repeti-los em números ímpares, até quando não é necessário.

gif

Repetição e Números Ímpares

Uma forma de transmitir conforto visual em uma composição é através da repetição de elementos. Porém, a repetição, se mal planejada, pode acabar por aumentar a sensação de desconforto. Isso porque o nosso cérebro tende a querer agrupar estes elementos que se repetem em pares, e se eles não estiverem distribuídos de uma forma simétrica a composição pode acabar parecendo desequilibrada. Mas quando temos um número ímpar de elementos, a gente pode dizer que o nosso cérebro desiste de tentar organizar, e relaxa.

Portanto, o que a regra dos números ímpares quer dizer é que, sempre que for utilizar a repetição, um número ímpar de elementos resulta em uma composição mais interessante e harmônica.

Veja na imagem abaixo. Nessa cena, o uso de três filés de frango gerou uma composição harmoniosa, com os elementos centralizados, formando uma linha reta.

Imagem do e-book: Food Styling - O guia definitivo para produções de comer com os olhos | Juliano Albano


Ênfase através da repetição

Além de gerar uma composição mais harmônica através da repetição de elementos, você pode (e deve) tirar proveito dela para dar destaque ao item principal da composição. O simples fato de um elemento aparecer repetidas vezes em uma composição já nos transmite a sua importância.

Mas mais do que isso, podemos usar os números ímpares criando um destaque para um dos três elementos. Para isso basta posicionar um deles em frente à outros dois, assim você cria uma ênfase no que está no centro. Os três elementos formarão um triângulo, direcionando o olhar e criando um ponto focal.

Na composição abaixo, o produto que se quer promover é o pão de queijo. Ele foi apresentado em uma sugestão de consumo. A repetição já denota que ele é o protagonista da imagem, e o posicionamento, formando um triângulo com os pães de queijo, direciona o olhar para o elemento que esta em frente, deixando-o ainda mais em evidência.

Fotografia por Pedro Ribeiro, do Estúdio Malagueta e Food Styling por Juliano Albano.


Equilibre os Coadjuvantes

A regra de números ímpares na composição cenas gastronômicas não vale apenas para os elementos principais, ela pode ser aplicada aos coadjuvantes da cena para trazer mais equilíbrio à composição.

Ao posicionar três pontos de limão na cena da foto abaixo, foi uma composição muito mais harmônica e agradável aos olhos.

Imagem do e-book: Food Styling - O guia definitivo para produções de comer com os olhos | Juliano Albano

 

Agora, tem uma regra que eu indico MUITO que você siga: não engula esse negócio de regra! Pois é, existem várias orientações que nos ajudam na composição, mas nada melhor do que desenvolver o seu próprio senso crítico e estético para decidir se 2 é melhor do que 3 na sua composição, Ok?

E sabe qual a melhor maneira de desenvolver o seu senso crítico? Manter-se constantemente consumindo referências e, principalmente, praticando!

 

Você quer saber mais sobre Food Styling? Clique aqui para se inscrever no meu curso online!


 

Se você quer um estímulo para praticar fotografia de alimentos, a composição de cena ou o próprio Food Styling então você não pode perder a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos através do primeiro livro original em português sobre Food Styling. Nele eu te mostro, passo a passo como produzir os alimentos para fotografia. Clique aqui!




34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo