Polenta é sem dúvida uma das comidas mais representativas da Itália no Brasil, ela é servida no dia-a-dia, em restaurantes, em festas, frita ou cremosa, é super nutritiva além de ser uma delicia!
![polenta3.jpg](https://static.wixstatic.com/media/341eb2_c3778d476f384176a2094599d6afb475.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/341eb2_c3778d476f384176a2094599d6afb475.jpg)
Polenta:
1 copo de fubá mimoso
5 copos de água
3 colheres de sopa de manteiga com sal
1 copo de queijo minas padrão ralado
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa rasa de sal
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Bolonhesa:
500g de patinho moído
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 ½ copo de água
1 xicara de leite integral
½ copo de azeite de oliva
3 latas de tomate pelado
3 colheres de sopa de extrato de tomate
Duas colheres de sopa de açúcar refinado
Uma colher de sopa de sal
Manjericão e salsinha picada a gosto
Vamos começar com o bolonhesa, essa é uma versão mais rápida do molho, pois o tradicional precisa de horas de cozimento.
Frite a cebola e o alho com a metade do azeite, deixe dourar bem. Quando estiver seco e começando a queimar, jogue meio copo de água, espere a água evaporar por completo e repita este processo mais duas vezes (isso vai garantir que a cebola caramelize totalmente, fique mais saborosa e adquira a coloração castanha desejada).
Quando a cebola estiver no ponto certo adicione a carne, o açúcar, o sal e o restante do azeite. Mexa de vez em quando para que a carne cozinhe por igual, e quando o liquido dela secar e ela começar a fritar adicione o leite, a folha de louro e mais uma vez espere secar. Por fim, adicione o tomate pelado e o extrato, acerte o sal, mexa bem e cozinhe em fogo baixo por no mínimo dez minutos. Finalize com a salsa picada e as folhas de manjericão.
Enquanto o bolonhesa fica no fogo, vamos para a polenta.
Numa panela de pressão, coloque a manteiga, o sal, o açúcar a pimenta, a água e espere esquentar. Quando a água estiver quase fervendo, acrescente aos poucos o fubá mexendo sem parar para não empelotar (caso crie algum grumo, com o auxilio de um mixer fica fácil de deixar a polenta bem lisinha).
Tampe a panela, espere começar a pressão, e a partir daí marque 5 minutos.
Passado esse tempo, desligue o fogo e quando for servir abra a panela e acrescente o queijo à polenta. Mexa bem até ficar homogêneo e ela está pronta.
Sirva como quiser, juntos ou separados num prato ou numa travessa, a receita fica uma delícia e é perfeita para os dias frios.
Eu recomendo!