Vamos para mais uma receita? Este pãozinho é sempre um sucesso onde quer que eu o faça, e usando a sua criatividade dá para fazer de vários sabores. 1, 2 e...
Massa do pão:
750g de farinha de trigo
300ml de água gelada
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
10g de fermento biológico seco
1 gema de ovo para pincelar o pão
Recheio:
1kg de calabresa finamente picada ou passada no processador.
2 cebolas grandes finamente picadas
3 colheres de azeite de oliva
1 lata de cerveja Pilsen
Para o pão, misture todos os secos, depois o azeite e aos poucos a água, mexa até todos os ingredientes se incorporarem e comece a sovar. Adicione mais farinha ou mais água para dar o ponto. A massa tem que ficar lisa e desgrudando das mãos. Isso leva uns 10 minutos em média.
Coloque em um Bowl tampado e reserva até dobrar o volume.
Enquanto o pão cresce, vamos ao recheio:
Leve a calabresa picada ao micro-ondas por 2 minutos e mexa, repita esse processo por 3 vezes para a calabresa perder parte do seu liquido, escorra e reserve.
Numa panela pequena coloque a cebola picada e o azeite e frite até dourar bem e começar a grudar no fundo da panela. Junte um terço da cerveja e espere secar, depois mais um terço, espere secar, e por fim, o restante da cerveja. Espere secar, misture à calabresa e reserve.
Quando a massa do pão tiver dobrado de volume, é hora de montar os rolinhos de fato.
Exemplo de corte na figura abaixo:
Estique um terço da massa com auxilio de um rolo de macarrão, faça um retângulo grande de no máximo 3 milímetros de espessura.
Cubra com um terço do recheio e enrole como um rocambole, fino e comprido.
Corte a cada 5 cm e vá fazendo os rolinhos.
Repita este processo com o restante dos ingredientes e deixe-os crescer por mais 20 minutos. Agora pincele todos os rolinhos com a gema e em uma forma untada e enfarinhada asse em forno pré-aquecido em 200 graus até ficarem dourados.
Pronto! Do forno para a mesa!
Estes Rolinhos ficam ótimos no café da tarde, como petiscos e até mesmo como parte um coquetel.
Se quiser congelá-los, é só tirar do forno antes de dourarem, esperar esfriar e congelar em saquinhos bem fechados. Uma boa opção de faça-e-venda.
Espero que gostem! #OChefRecomenda